Investimentos de manutenção, garantias de segurança rodoviária

O segmento rodoviário Tepelena-Vlora, no sul do país, muito problemático na circulação de veículos devido à falta de investimentos das construtoras para a sua manutenção, está incluído no projeto “Manutenção e Segurança Rodoviária” ”Iniciado pela Autoridade de Estradas da Albânia (ARA).


Este trecho é curto, cerca de 0,34 km, mas é uma parte muito importante que segue o segmento sul Mallakaster - Kakavija, fronteira Fier - Tepelena.


Tepelena-Vlora é considerada uma estrada de mão dupla com faixa de rodagem e faz parte da antiga estrada Fier - Vlora. Situa-se em um terreno rural plano e é usada para entrar na recém-construída rodovia A2 (Levan - Vlore). O tráfego é considerado de alto nível e as camadas asfálticas requerem reabilitação e manutenção periódica, para garantir qualidade e segurança viária.


A Autoridade Rodoviária estima que os investimentos para a manutenção deste segmento afetarão o desenvolvimento econômico da região, especialmente do rural que ela atravessa.


De acordo com a ARA, alguns eixos rodoviários foram recentemente reconstruídos, mas apresentam alguns problemas, como falta de sinalização vertical e horizontal, iluminação insuficiente, etc. Nessas condições, o risco de acidentes aumenta. Esta pode ser considerada uma situação típica em que o planejamento e a projeção de obras de manutenção e reabilitação adequadas podem melhorar a situação em termos de nível de serviço e segurança no trânsito.


No que se refere à implantação de um sistema completo de gestão socioambiental, este projeto estará alinhado com a gestão recomendada de acordo com os melhores padrões. Já a contribuição positiva do investimento estará relacionada à preservação dos recursos naturais e aos princípios de desenvolvimento sustentável que a área representa.


O projeto “Manutenção e Segurança Rodoviária Baseada em Resultados”, tem como objetivo principal, realizar obras para aumentar a eficiência da manutenção e gestão da rede rodoviária, melhorando as condições e a segurança rodoviária. Para tanto, serão direcionados investimentos em obras de reabilitação, serviços de atuação de rede e obras emergenciais, informa a ARA.


Projeto "Manutenção e Segurança Rodoviária Baseada em Resultados"


Com a assistência técnica do Banco Mundial, o governo albanês selecionou 12 projetos rodoviários com prioridade doméstica que têm um custo de financiamento de 858 milhões de euros até 2020, dos quais 128 milhões de euros estão previstos para manutenção e o restante para construção.


As rodovias que serão financiadas estão conectadas a diversos trechos da Rodovia Nacional, o Corredor Adriático-Jônico e o Corredor 8, que inclui o trecho Tepelena-Vlora.


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